segunda-feira, 30 de maio de 2011

Parâmetros de Tags no protocolo MPI

Por muito tempo (uns 9 anos, para ser mais preciso) fiquei me perguntando de onde viriam os formatos de dados a serem lidos em tags quando se usa o formato MPI da Siemens. E tudo foi resolvido quando tive que consultar o modelo de comunicação e arquivos de help do Indusoft, que será assunto de novo post, provavelmente na semana que vem. 
E aí está um caso que mostra que não importa se um manual está em português, inglês ou russo: basta ter qualidade e informar o que preciso ser informado. O trecho foi retirado do manual do driver MPI:


Com esse padrão mostrado acima, fica fácil decodificar os seguintes endereços:
- M:W340
- DB120:DBW120
- M:B100.1
- DB120:DBF220

E por aí vai. Mas é certo também perceber que é impossível ler uma variável MDxxx. Mas essa é outra história que qualquer um que já programou Siemens consegue resolver com um MOVE...

O  link para o manual completo é esse aqui!

3 comentários:

  1. Olá,

    Gostei muito deste blog. Sou nova na área de supervisórios e aprendi bastante com o que li.

    Entretanto, como iniciante, tenho algumas dúvidas básicas. O termo "tags" é muito citado, mas ainda está meio nebuloso para mim. Um tag, no final das contas, é um arquivo? Ele possui um modelo para cada dispositivo?

    Muito obrigada! =)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alessandra. Que bom você ter gostado do blog!

    Mas vamos lá: em supervisórios "tag" é um nome genérico para qualquer endereço de variável que você use em um supervisório e é um nome amigável que vai identificar uma variável do seu processo. Por exemplo: nível_tanque ou vazão_entrada são tags (que podem ser de diferentes tipos), mas que representam uma variável de interesse no processo. Outros tags comuns são valvula_aberta ou valvula_fechada. E por aí vai.

    Por isso a importância dos tags e eles serem tão comentados: você esbarra neles em qualquer etapa do desenvolvimento do seu supervisório.

    Ajudou? Continue acompanhando o blog que tem mais artigos a saírem por aí! E indique aos amigos da área, ok? []s!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Nossa, que surpresa boa voltar aqui e encontrar uma resposta! Muito obrigada mesmo! =D

    Sua explicação me ajudou sim. Então, no caso de estar monitorando a temperatura de um ambiente durante um dia inteiro, valor_temperatura, valor_horario, nome_ambiente seriam possíveis tags?

    E pode deixar que não só vou continuar acessando o blog como já falei dele para alguns amigos da área!

    []'s

    ResponderExcluir